• Angelo Geraci

O que é BIM e qual sua importância para a Arquitetura

Com o passar dos anos o avanço da tecnologia tem ajudado bastante a melhorar cada vez mais os softwares para desenvolvimento e/ou representação de projetos na área da construção civil, arquitetura, engenharia, etc.


Com isso temos os sistemas BIM, mas o que é BIM?


A sigla BIM vem de Building Information Model, que traduzindo para o português significa Modelo da Informação da Construção ou Modelagem da Informação da Construção.


Exemplificando, BIM é uma metodologia nos softwares onde é feita uma compatibilização dos elementos presentes no projeto desde o desenho arquitetônico até a construção e manutenção da edificação, compatibilizando todos os processos, arquitetura, estrutura, elétrica, hidráulica, etc. A tecnologia BIM te permite ter um versão digital completa de toda a edificação.



Se você estuda ou já é formado em arquitetura ou engenharia, ou trabalha com projetos para construção civil, já deve ter ouvido falar de softwares com Revit ou ArchiCAD que são softwares BIM. Diferentemente do AutoCAD que nós representamos os projetos com apenas linhas, ou seja, desenhamos cada detalhe, nos softwares BIM os projetos são criados através de elementos, ou seja, modelando eles, lajes, pilares, paredes, aberturas, etc.


E por que é importante você já estar preparado para aprender BIM e já começar a implementar essa tecnologia nos seus projetos?


Simples, isso vai muito além de estar apenas se atualizando, do mesmo jeito que a tempos atrás migramos da prancheta para o AutoCAD, o próximo passo agora é aproveitar os recursos que as novas tecnologias nos proporcionam, sempre visando ser um melhor profissional e fazer render mais o trabalho, em seu máximo potencial, seja em tempo, em qualidade ou em praticidade.


Um grande problema que vejo acontecendo com pessoas que não utilizam BIM, é projetar somente em planta baixa, os usuários estão tão acostumados com aquela rotina de desenhos no 2D que acabam criando um certo bloqueio criativo na hora de projetar, e esse bloqueio é muito mais difícil de acontecer se utilizar um software BIM pois ao desenhar uma planta já cria-se automaticamente a volumetria dos elementos, e visualizando a todo momento esse 3D pode se obter uma noção muito mair de como está ficando o projeto.


Uma das funcionalidades que eu acho mais importante no sistema BIM é justamente essas questão da compatibilidade de projetos, e sendo assim é sempre necessário pensar como aquilo vai funcionar na hora da execução do serviço na obra, o próprio software te obriga a pensar nessas questões o que faz você ficar sempre atento nesses detalhes técnicos, evitando futuros problemas.


Além de tudo isso os programas que utilizam BIM são extremamente mais rápidos na hora de desenhar os projetos, eu diria que para se desenhar o mesmo projeto em Revit ou ArchiCAD com apenas conhecimentos básicos demora em média de 60 a 70% menos tempo do que desenhar no AutoCAD com conhecimentos avançados.


Como eu já mencionei em outros artigos, não estou dizendo para ninguém abandonar o AutoCAD, muito pelo contrario, acho muito importante termos conhecimento no software pois ainda é o mais utilizado no mercado brasileiro. Porém BIM é o futuro e quem não se atualizar, por melhor que seja, um dia acaba ficando para trás.


Agora que você já sabe o que é BIM, tenho certeza que vai repensar como está desenvolvendo seus desenhos e como ser mais produtivo visando é claro sempre render mais no trabalho.


No começo parece até complexo, mas ao aprender os primeiros comandos e entender como funcionam os softwares BIM você vai ver como sua produtividade e a qualidade dos seus projetos vão melhorar muito e também irão te poupar de muitas dores de cabeça durante um obra, pois um projeto feito em sistema BIM fica tecnicamente muito mais completo. Não hesite em aprender, nunca é tarde para se atualizar.


Gostou do artigo? Deixe seu like e comente aqui abaixo o que achou, sua opinião é muito valiosa para que continuemos a criar conteúdo para o blog, não esqueça de compartilhar em suas redes sociais. Obrigado pela sua leitura. 😊




+55 13 9 9162-8578

©2019 by outlierstudio
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS