+55 13 9 9162-8578

©2019 by outlierstudio
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

  • Angelo Geraci

Decoração minimalista, transforme ambientes com poucos objetos

Atualizado: 31 de Ago de 2019

O minimalismo surgiu na metade do século XX junto a outros movimentos artísticos conhecidos, o movimento minimalista se tornou tão forte, que se expandiu a várias vertentes, como arte, decoração, arquitetura, estilo de vida, etc.


A decoração minimalista segue a premissa de que, como o próprio nome já diz, deve-se usar o mínimo, mas minimalismo não significa somente ter poucas coisas em casa mas sim você entender os espaços vazios que você mesmo escolheu para integrar sua decoração.


Quando você decide por um espaço vazio, não significa necessariamente que ele esteja mesmo "vazio" ele pode estar rico naquilo que você busca. Que é um espaço seu, com sensação de liberdade, uma calma no seu lar, um respiro, etc.


Os aspectos a serem destacados neste post vem desse conceito de você ter escolhido um espaço que, as vezes, visualmente pode não possuir nada, mas ao mesmo tempo está cheio de você mesmo, seu gosto, sua liberdade ou seu conforto em sua casa, na decoração minimalista, menos é mais, como disse Mies van der Rohe.


Vamos destacar cinco aspectos importantes para você mesmo criar ambientes incríveis utilizando os conceitos da decoração minimalista:


1 - Escolha das Cores


Recomenda-se que você escolha, no máximo, três cores. Por exemplo, branco, preto e cinza, feito isso você utiliza essas três cores para integrar todo o ambiente, por exemplo, o raque, o tapete, o sofá e a mesa de branco e preto e as paredes branco e cinza ou outras combinações, são inúmeras combinações possíveis.


Na decoração minimalista, você pode usar a cores que quiser, e é interessante ir brincando com as tonalidades para ver quais combinações mais te agradam.


Lembrando que é interessante sempre usar tons mais neutros nas cores escolhidas para as paredes a fim de dar um ar com maior leveza ao ambiente, proporcionando mais conforto visual. Se você exagerar nas cores tanto em quantidade quanto em tonalidade você pode acabar destruindo o conceito minimalista no local.



2 - Lugares Vazios


Você deve preencher alguns lugares específicos com nada, nenhum objeto, isso mesmo NADA, locais indicados são estantes, mesas de centro, criado mudo, raques, entre outros. Repare que nesse lugares onde você não colocou nada, na verdade isso representa um "tudo" pois esse vazio passa uma sensação de contemplação, liberdade, espaço e respiro no lugar, esses aspectos da decoração minimalista trazem elegância e sutileza ao mesmo tempo ao ambiente.


Ressaltando, NÃO significa que deve deixar TUDO vazio, em um lugar ou outro devem sim ter alguns objetos, mas sem perder a sutileza, por exemplo, um vaso de plantas ao lado do raque e sem muita coisa ao lado, deixar ao redor desse vaso o mais "clean" possível. Isso também trará destaque as belezas dos poucos objetos que estiverem no lugar, pouca informação visual inconscientemente traz maior conforto visual.



3 - Escolha da Mobília


Os móveis na decoração minimalista tem uma grande influência, eles se tornam pontos de destaque, assim como numa exposição de arte por exemplo, pois você começa a velos quase que isolados, livres de poluições visuais por não ter muitos objetos próximos.


A escolha da mobília é muito importante, explore o design dos móveis conforme seu gosto, sugiro móveis mais retos, sem muita extravagância para não fugir do estilo. Esses móveis tem que ser do seu agrado pois você passará a observar mais eles, visto que o ambiente terá poucos objetos.


Lembrando que você não precisa se desfazer dos seus móveis e comprar novos, muitas vezes os que você já tem, se bem posicionados podem agregar muito ao ambiente, por exemplo uma mesa, tire as coisas de cima dela e observe-a sozinha, veja se o design dela te agrada sem nenhum objeto a mais por perto, pode ser que você até hoje não tenha enxergado a beleza dessa mesa por ela ter sempre um acumulo de objetos ao redor ofuscando seu design.



4 - Pequenos Objetos


Na decoração minimalista os pequenos objetos são aqueles que vão enriquecer sua decoração sem muita extravagância, saiba escolher pois o mais certo é inserir poucos objetos, eles vão contar sua história e falar de você em pequenos detalhes, esses objetos também devem seguir o mesmo conceito minimalista, por exemplo, seguindo as mesmas tonalidades de cor e dando preferência a objetos harmônicos ao estilo e ao ambiente.


Dessa forma, observando cada detalhe e cada forma de decorar você encontrará seu conceito, é como se fosse sua identidade própria embutida na decoração minimalista da sua casa.



5 - Comodidade e Praticidade


Um lugar, seja uma casa, um apartamento ou até mesmo uma empresa com conceitos de decoração minimalista tende a ser mais comodo e prático e quem usufrui do ambiente, pois como existem menos objetos, a poluição visual é menor, trazendo mais conforto e maior facilidade na hora da limpeza, menos objetos é igual a menos sujeira.


Conceitos minimalistas são também muito usados na decoração de empresas e em ambientes corporativos, pois quanto menos distrações tiver no local, menores são as chances de um funcionário se distrair com algo e tirar seu foco do trabalho, o minimalismo ajuda muito nisso, inclusive aumentando o foco e a produtividade de funcionários em empresas.



Considerações finais


A decoração minimalista vem crescendo cada vez mais nos últimos anos, ainda mais atualmente, que em determinados lugares os apartamentos estão ficando cada vez menores, o minimalismo ajuda muito nisso, pois o conceito transborda uma sensação de liberdade e espaço quando empregado corretamente.


O minimalismo também te ajuda e economizar (e muito) partindo da premissa de que você terá poucos objetos e somente os essenciais, isso te ajuda a ter uma bela de uma economia na decoração do seu lar ou da sua empresa, e de quebra deixa os ambientes lindíssimos, com leveza, elegância, estilo e praticidade.


Quer saber mais sobre Decoração Minimalista? CLIQUE AQUI e baixe o Guia para Iniciante na Decoração Minimalista.

Gostou do artigo? Deixe seu like e comente aqui abaixo o que achou, sua opinião é muito valiosa para que continuemos a criar conteúdo para o blog, não esqueça de compartilhar em suas redes sociais. Obrigado pela sua leitura. 😊