• Angelo Geraci

Como escolher um tema vencedor de TCC/TFG de arquitetura

Atualizado: 5 de Set de 2019

Quando chega a hora de escolher o tema do tão esperado TCC ou TFG de arquitetura e urbanismo, muitos estudantes se veem num momento de desafio pessoal junto a uma dúvida imensa do que escolher.


Esse trabalho é o mais importante de todos os que desenvolvemos durante o curso de arquitetura e urbanismo, ele deve refletir por si só, qual o seu perfil de arquiteto e urbanista e qual tipo de projeto você mais gosta ou mais se identifica para passar seu ultimo ano de faculdade inteiro desenvolvendo.


Passamos o curso inteiro estudando diferentes tipos de projetos, conceitos, partidos arquitetônicos, artes, leis, normas, entre muitas outras coisas e durante esse tempo todo, os projetos que fazemos são todos estipulados pelos professores. E todo esse período é suficiente para você se encontrar como arquiteto e urbanista, descobrir quais áreas da profissão você mais gosta e através disso traçar seus primeiros objetivos profissionais após o curso.


Chega o momento em que você tem que escolher o projeto que irá desenvolver, e é por aí que surge a dúvida, o que projetar?


Vamos do começo, durante a faculdade, é importante começar a pensar no tema do seu TFG o quanto antes, eu recomendo já começar a pensar nisso no final do terceiro ano de faculdade, que é um momento onde você já começou a ter uma base de como as coisas funcionam na profissão, nunca deixe para escolher seu tema na ultima hora, tenha em mente que ao final do quarto ano de curso você já deve estar decidido sobre o que vai fazer no TFG.



Mas como escolher o tema?


É simples, comece lembrando das matérias que você mais gosta na faculdade, ou dos projetos que mais gostou de elaborar sejam arquitetônicos ou urbanísticos, ou ambos. Feito isso você já sabe mais ou menos o que você sente mais prazer em fazer e já te surgem algumas ideias.


A partir dessas ideias que teve, veja como alguma dessas ideias pode ser útil para solucionar algum problema em algum lugar, por exemplo tive um colega de faculdade que projetou um complexo esportivo com hotel integrado numa cidade que era conhecida por ter muitos atletas mas não tinha estrutura a altura e nem hospedagem, logo ele propôs esse completo sanando esse problema na cidade, ou para quem gosta mais de urbanismo tive um outro colega que projetou a reurbanização de uma favela solucionando problemas que o lugar tinha com movimento de terra no morro.


Não estou dizendo que deve copiar algum desses projetos, de forma alguma, seu projeto tem que ser SEU e tem que resolver algo ou ser útil a alguma coisa importante, até porque no embasamento teórico da sua monografia você levanta todo um estudo para explicar como seria a viabilização desse projeto.


Para isso, eu acho importante levar suas ideias aos professores, pedir a opinião deles, claro que dando preferência a aqueles de são especialistas nos assuntos que você escolheu, eles vão saber dar dicas valiosíssimas para te dar um direcionamento para achar seu tema. E você também pode ir mais além, não precisa falar somente com professores, profissionais da área também podem ajudar, caso você conheça alguns.


Após isso, acredito que já vão estar “aflorando” muitas ideias de temas na sua cabeça, e para tomar essa decisão veja o que mais ama fazer, pois como eu já disse antes, você vai passar um ano inteiro fazendo esse trabalho então de forma alguma pode ser algo que não gosta, se não sua produtividade vai cair e você não vai conseguir render tudo que espera nesse trabalho.


Projetar aquilo que gosta vai te ajudar muito, aprofundando seus estudos no tema você vai terminar a faculdade com uma boa bagagem de conhecimento dessa área de atuação escolhida, e esse conhecimento é muito valioso para o começo da sua carreira.


Minha dica nesse momento é “pense fora da caixinha mas mantenha os pés no chão”, isto é, pense em um projeto inovador, com soluções criativas, isso é importantíssimo para chegar ao tema perfeito pra você, porém sempre mantenha os pés no chão, precisa escolher algo que seja possível ser realizado, não adianta projetar algo que seja economicamente ou humanamente impossível de ser realizado. É legal projetar algo diferente de tudo, mas o que torna esse diferente especial, é que além de ser diferente, é também possível.


Outro fator importante a ser ressaltado é que na profissão de arquiteto e urbanista existem inúmeras áreas de atuação, vai muito além de projetar casas ou prédios, tudo que envolve forma, espaço ou arte tem a ver com arquitetura, e muito mais, e isso vale para ser TFG também.



Em resumo:


  • Lembre-se das matérias e projetos que mais gostou na faculdade

  • Separe temas e áreas de atuação que mais gosta dentro da arquitetura e urbanismo

  • Dentro disso, escolha algo que soluciona um problema ou seja muito útil

  • Peça opiniões e conselhos dos seus professores e de profissionais da área sobre esses temas e áreas de atuação que separou

  • Escolha algo que ama fazer e que deseja trabalhar no futuro

  • Escolha algo que seja possível de ser executado e economicamente viável


E para finalizar, a dica final é: tome cuidado com o tamanho do projeto, algumas vezes nos empolgamos demais querendo fazer tudo em um projeto só, o fato de termos um ano inteiro para fazer o projeto gera uma ilusão de que temos tempo de sobra para fazer mas está errado, pois pela magnitude de um TFG, um ano acaba sendo pouco, visto que você vai fazer tudo sozinho, então foque no principal para que o seu projeto não tome escalas exorbitantes.


Algumas áreas de atuação do arquiteto e urbanista para te ajudar a encontrar temas relevantes para seu TFG:


Arquitetura residencial, urbanismo, planejamento urbano, design de interiores, mobiliário, bio arquitetura, arquitetura sustentável, mobiliário urbano, arquitetura hospitalar, arquitetura náutica, cenografia, paisagismo, comunicação visual, artes visuais, luminotécnica, light designer, conforto ambiental, tecnologia da construção, acessibilidade, sistemas BIM, representação gráfica em arquitetura, pesquisa científica e tecnologia, arquitetura comercial, restauração, entre muitas outras...


Podemos notar que arquitetura e urbanismo é um campo de trabalho extremamente amplo, então sinta-se livre para mostrar suas ideias e desenvolver um TFG vencedor.


Gostou do artigo? Deixe seu like e comente aqui abaixo o que achou, sua opinião é muito valiosa para que continuemos a criar conteúdo para o blog, não esqueça de compartilhar em suas redes sociais. Obrigado pela sua leitura. 😊

+55 13 9 9162-8578

©2019 by outlierstudio
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS