+55 13 9 9162-8578

©2019 by outlierstudio
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

  • Angelo Geraci

4 passos para conseguir seu estagio em arquitetura, garantido!

Atualizado: 16 de Out de 2019

Estamos em uma época um pouco complicada no Brasil com relação a estagio, com a crise no país muitas empresas de arquitetura estão enxugando a folha de pagamentos, isto é, cortando gastos, e devido a isso nos últimos anos vem diminuindo cada vez mais as vagas de estagio em arquitetura.


Hoje, para conseguir um estagio em arquitetura que seja considerado vantajoso é necessário se destacar entre os demais candidatos, todas as vagas que abrirem sempre vão ter concorrentes fortes, mas você pode conseguir a vaga mesmo tendo menos experiencia que os outros candidatos.


Mas como convencer a empresa a contratar um o candidato com menos experiência? Isso é o que vamos ver no nosso primeiro item da lista onde vou te passar o passo a passo em quatro etapas pra você conseguir seu tão sonhado estagio em arquitetura.


Segue abaixo os quatro passos:


Atitude


A primeira coisa a se fazer é ter um alinhamento mental e autoconfiante de si próprio, sem medo de enfrentar novos desafios.


Na hora de uma entrevista de trabalho, a maneira como você agir ali pode ser determinante para se obter um desfecho positivo, mesmo tendo menos experiência que os demais.


Se mostrar uma pessoa que confia em suas ações e ser firme nas palavras passa uma sensação inconsciente de segurança ao entrevistador, onde logo de cara ele já percebe que está falando com uma pessoa séria e sente que pode confiar em você.


Essa questão da atitude, vale não somente para estagio em arquitetura, mas para qualquer trabalho que venha a exercer, se você mesmo, primeiramente não confiar no seu trabalho e não demonstrar isso, ninguém vai confiar.


Você como entrevistador contrataria uma pessoa que demonstra insegurança com próprio trabalho? Eu acho que não, então confie em si e transpareça isso, te garanto que com isso os resultados vão melhorar muito.


Não tenha medo de ir atrás, o estagio não vai bater na sua porta te procurando, e evite mandar currículos por e-mail, faça o possível pra poder entrega-lo em mãos, pois você vai ganhar o entrevistador no diálogo, não no papel.


E pra finalizar este item, vai uma dica, se imagine como um vendedor de um determinado produto, onde o produto são seus serviços como estagiário, não tenha medo de destacar com firmeza e segurança suas qualidades profissionais quando perguntado sobre isso, pois eles vão perguntar.


Preparação/Qualificação


Nosso segundo passo é a preparação/qualificação, como eu disse antes, mesmo sem ter experiência e/ou qualificação não se pode ter medo de ir atrás de um estagio em arquitetura, até porque a finalidade do estagio é te ensinar, mas isso não significa que você não deva se preparar o quanto puder.


Atualmente os requisitos mais solicitados pelos escritórios quando oferecem um estagio em arquitetura, é o conhecimento em softwares de desenho técnico, modelagem 3D e renderizações.


Normalmente na própria faculdade você aprende a utilizar esses softwares, mas pelo que eu tenho visto, muitas faculdades deixam a desejar nesse quesito, umas não ensinam bem e outras simplesmente não ensinam.


O mais indicado é procurar fazer cursos e se dedicar a aprender esses programas o quanto antes, se você ainda está no começo da faculdade isso já vai ser um grande diferencial seu perante sua turma, nesse momento os softwares mais utilizados são Autocad, Revit, Sketchup e V-Ray, são esses os programas que eu vejo as empresas mais pedindo quando procuram novos estagiários.


Mesmo se não puder fazer um curso agora, procure se atualizar o quanto puder, existe muito conteúdo de qualidade e gratuito na internet, claro que não é igual fazer um curso, pois no curso você aprende técnicas mais avançadas, tem um suporte para tirar suas dúvidas, etc. Mas mesmo assim, isso já pode te dar uma boa base para saber ao menos o básico.


Portfólio


Na arquitetura, muitas vezes o portfólio vale muito mais do que o próprio currículo, por mais que você consiga cativar o empregador com sua personalidade, o portfólio pode ser um divisor de águas para conseguir seu estagio em arquitetura.


A maioria dos estudantes quando procuram um estagio, mal se importam em montar um portfólio, só entregam o currículo, na maioria das vezes online, e esperam o estagio cair do céu, mas não é assim que funciona.


Ah, mas como montar meu portfólio?


Pra começar, dedique-se ao máximo em todos os projetos de arquitetura em que participar, e guarde seus projetos, seja de faculdade, de curso preparatório ou mesmo um instrumento de estudo pessoal, guarde-o, é isso que vai se tornar seu portfólio, e te ajudar também a estar sempre identificando aonde pode melhorar algo, seja em representação gráfica ou em análise projetual.


É importante destacar que não basta ter bons projetos para valorizar os trabalhos que você já fez, um trabalho feito em faculdade por exemplo, pode ser um projeto com ideias e conceitos incríveis, mas se não tiver uma boa identidade visual, muitas vezes pode passar despercebido.


Lembra do que falamos no item anterior, sobre preparação? Dedique-se a aprender ao máximo a melhor maneira que puder para fazer boas representações em arquitetura, seja em desenho técnico, em modelagem 3D ou em renderizações. A maioria das empresas de arquitetura contratam estagiários pelas suas habilidades com essas ferramentas e o seu portfólio já mostra ao seu empregador que você realmente sabe fazer.


Para montar seu portfólio, se ainda tiver poucos trabalhos realizados, use os que você tem, aproveite para reanalisar todos e se achar algo para melhora-los, não hesite em fazer.


Porém, se você já tiver muitos trabalhos realizados, separe os melhores para mostrar, não adianta mostrar cem projetos, o entrevistador não vai olhar todos, foque naquilo que você tem de melhor para impressionar quem os ver.


Procure sempre saber a fundo sobre os projetos que está mostrando, pois como foi você quem fez, espera-se que saiba tudo sobre eles, para que caso o entrevistador pergunte algo sobre seus projetos, você tenha sempre as respostas na ponta da língua e possa responder com naturalidade.


Jamais minta em seu portfólio, entregue somente projetos seus, se mentir e for desmascarado, além de ser antiético pode te queimar no mercado.


Persistência


Nosso quarto e ultimo item da lista é a persistência, persistir é o segredo não só para conseguir seu estagio em arquitetura, mas também para muitas coisas na vida. Você nunca pode desistir ou desanimar de conseguir seu tão sonhado estagio, é completamente normal que as primeiras vezes você escute alguns nãos, mas vá em frente e se concentre na próxima oportunidade que aparecer.


As vezes quando finalmente aparece uma boa oportunidade, você acaba deixando passar ou nem liga por já ter desistido, já conheci alunos de arquitetura que chegaram no quinto ano do curso sem nunca ter estagiado, e todos esses alunos quando vou perguntar sobre porque não conseguiram, eles dizem “está muito difícil” e quando eu pergunto quantas vezes tentaram a maioria diz “eu fui em duas entrevistas” ou “eu enviei uns currículos online”, desse jeito não funciona precisa persistir para conseguir.


Vale ressaltar que estagiar é fundamental para seu desenvolvimento profissional, seja na arquitetura ou em qualquer área, nada se compara a prática.


Saiba a diferença entre persistir e insistir, essa diferença determina seus resultados, seja la no que for. Persistir significa tentar o mesmo objetivo, porém de maneiras diferentes, sempre buscando novas soluções e melhores maneiras de conseguir, se adaptando ao que aparecer. Insistir significa tentar sempre o mesmo objetivo e sempre do mesmo jeito, não faça isso.


Procure sempre melhorar, e observar o que você pode fazer melhor na próxima, então não insista, sempre persista!


Conclusão


Olhando tudo isso, parece complicado, mas não é, esses quatro passos me fizeram conseguir minhas primeiras experiências profissionais na área de arquitetura.


Nos meus primeiros anos de faculdade alguns alunos me perguntavam como eu fazia pra conseguir sempre estar trabalhando, eu saia de um escritório e já logo entrava em outro. A resposta é simples, nunca tive medo de procurar, e com o tempo fui aprendendo a lidar com essas situações.


Com isso, construí esses quatro passos, que são no meu ver, primordiais parar ter um certo destaque perante outros candidatos.


Conforme o passar do tempo, você vai aperfeiçoando sua atitude, sabendo “vender o seu peixe”, e isso com certeza melhora sua preparação, pois te trás experiência, nas suas experiências você está sempre enriquecendo seus saberes e tudo isso te motiva sempre cada vez mais te gerando confiança e te ajudando a sempre persistir.


Veja que cada passo está diretamente ligado aos outros, faça isso corretamente, assim como explicamos aqui e eu garanto que logo começará a ver resultados muito positivos, foi assim comigo, foi assim com amigos meus para quais expliquei esse método e vai ser assim com você, logo se tornará um profissional de destaque, tenho certeza.


CLIQUE AQUI e aprenda Sketchup e V-Ray do zero ao avançado.


Gostou do artigo? Deixe seu like e comente aqui abaixo o que achou, fale sobre sua maior dificuldade para conseguir um estagio em arquitetura, sua opinião é muito valiosa para que continuemos a criar conteúdo para o blog, e não esqueça de compartilhar em suas redes sociais. Obrigado pela sua leitura. 😊